Frequência Semanal de Treino Para Ótimos Resultados3 min de leitura

Fala a verdade, você também está sofrendo para ter uma frequência semanal de treino com ótimos resultados?

Por anos passei por esse mesmo problema, acredite.

Mas eu tenho uma boa notícia.

Neste artigo vou te revelar exatamente como ter uma ótima frequência semanal de treino e obter resultados surpreendentes

Então vamos lá!

Quando falo em resultados, basicamente quero falar sobre os ganhos de massa magra (hipertrofia) e emagrecimento (perda de gordura corporal).

Esse é um desejo quase unânime, e uma pergunta que acompanha esses objetivos é a seguinte:

Qual é a melhor frequência semanal de treino para atingirmos os melhores resultados?

Em primeiro momento, respondo que é a frequência que você pode. Mas muitos acham que precisamos treinar todos os dias… e já adianto, não é bem assim.

O nosso primeiro grande papel é oferecer a melhor elaboração diante da sua rotina/realidade, e segundo, é saber fracionar (o mais importante) a quantidade certa para que você possa ter os melhores resultados.

Por que falei o mais importante?

Hoje, a literatura que traz o respaldo para as melhores prescrições possíveis, vem mostrando que não importa muito a frequência semanal de treino, e sim a quantidade ideal dentro da semana.

Isso mesmo, a quantidade é o que determina os melhores resultados.

Mas como assim? Me explica um pouco mais!

Veja bem, se treinamos 9 séries/dia para o mesmo grupamento em dois dias na semana, totalizando 18 séries, podemos treinar as mesmas 18 séries 1 ou 3 vezes na semana também. Basta equalizarmos a quantidade e distribuir conforme a realidade do aluno.

Entendeu porque eu falei que a segunda parte era a mais importante?

Pois não tem problema algum a sua frequência, e sim a quantidade na qual você treina nessa frequência.

Vale lembrar que a quantidade é um somatório de repetições x séries x exercícios para o mesmo grupamento, e se usarmos todas as proporções de formas iguais, vamos obter os mesmos resultados.

Gustavo, é simples assim?

Simples não é, mas com certeza consigo direcionar da melhor forma possível pra você.

Além disso, precisamos entender que a experiência do aluno e o nível de treinamento dele de como ele aplica a intensidade, é um fator primordial para as prescrições. Visto que, alunos experientes, usam intensidades maiores e tem uma leve resistência nas respostas hipertróficas.

E qual é a ligação dessa intensidade na quantidade?

Quanto mais justa estiver sua intensidade, ou quanto mais próximo do limite você estiver em seus treinos, mais rápido alcançamos o necessário para o volume ideal.

O que quero dizer? Que podemos treinar 5 ou 10 séries em um dia. Porém, o volume quando equalizado, normalmente é atingido mais rápido com os treinos mais próximos do limite, devido aquele somatório lá de cima.

Gustavo, também existem estudos que evidenciam melhores respostas para quem treina em uma frequência maior, ou seja, eu preciso treinar mais?

Normalmente, os autores desses estudos se manifestam no final dizendo que por ser um perfil de treinamento muito diferente para uma amostra específica (pessoas que participaram do estudo), esse estímulo “tão diferente” pode ter sido a “virada de chave” dos ótimos resultados.

Seguindo essa linha de raciocínio, vale lembrar dos estudos sobre Treino Concorrente (aeróbio + musculação) quando temos saldos positivos na hipertrofia. Geralmente, devido ao meio mais anabólico proporcionado pelo estímulo do exercício aeróbio. Isto é, diante à um costume nos treinos, gerar essa junção dos dois modelos de exercícios pode ser uma ótima opção também.

Aonde quero chegar?

Simplesmente quero mostrar que não precisamos ficar engessados nessas prescrições clássicas, nas quais usamos o mesmo padrão de treino pro resto da vida.

Quero mostrar também que temos muitas ferramentas diante de realidades bem distintas, nas quais encontramos em nossos alunos.

E dizer que não existe a melhor frequência, e sim a melhor prescrição. Pois precisamos usar da sua realidade para oferecer o melhor treino.

Devido a tamanha individualidade, clique no link e conheça a nossa Consultoria Fitness.

Um programa de treino feito sob medida para você, visando os melhores resultados dentro da sua realidade.

 

 

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