Perder Peso e Emagrecer – Entenda a Diferença2 min de leitura

Vamos ver se você concorda comigo: perder peso e emagrecer são coisas totalmente distintas.

Pois é, por anos pensei que fosse a mesma coisa.

Mas fique tranquilo que eu vou te explicar!

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas a diferença de emagrecer e perder peso.

“Quero emagrecer” e “Quero perder peso”

Duas vontades que estão cada vez mais comuns na vida do brasileiro e que virou uma obsessão.

A intensa rotina faz com que a alimentação não seja das melhores, consequentemente a gordura corporal aumenta, e esse “querer” vive presente a todo momento.

Veja bem: Você gostaria de ter qual peso? Pergunta fácil, né?!

Pois é, vejo muitas pessoas estipulando um determinado valor como objetivo no processo de emagrecimento, pensando que o número na balança é o melhor modo de verificar se estão emagrecendo ou não.

Mas será que estão pensando da maneira correta?

Diminuir o peso na balança não deve ser o pensamento único para emagrecer. O processo de emagrecimento consiste em diminuir a gordura corporal, e nem sempre a balança é um modo confiável para mensurar esse resultado.

É normal as pessoas emagrecerem e o peso continuar o mesmo, mas em contra partida, conseguem uma verdadeira transformação no corpo, adquirindo massa magra e diminuindo a gordura.

Da mesma forma existem casos de pessoas que perdem peso na balança, mas acabam engordando por terem perdido a massa magra e elevado a gordura corporal.

Nem tudo é tão óbvio, fique atento!

Já entendemos então que para emagrecer você deve pensar na gordura, e não no peso. Ok?

Outra informação interessante, é que o volume da gordura é muito maior que o volume dos músculos, ou seja, 1 kg de gordura ocupa um espaço maior que 1 kg de músculo.

Logo, se você perder 1 kg de gordura e ganhar 1 kg de massa magra, seu peso será o mesmo, mas seu volume corporal será bem diferente.

A melhor maneira de saber se você está realmente emagrecendo, é por uma avaliação física feita pelo nutricionista ou profissional de educação física. É ela que, através da bioimpedância ou das medições das dobras cutâneas, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra.

Sendo assim, conforme vá conquistando o emagrecimento, você pode refazer essas avaliações e verificar seu real resultado na eliminação de gordura.

Existe outra forma de descobrir se estou emagrecendo?

Sim! Se não for possível você realizar uma avaliação física, uma maneira para você se auto avaliar é utilizando a circunferência do abdome. Para isso, basta você medir com uma fita métrica a volta da barriga por cima da linha da cicatriz do umbigo.

A diminuição nos valores da circunferência está diretamente ligada à perda de gordura. Estudos mostram que valores acima de 88cm em mulheres e 102cm em homens, significam crescimento no risco de desenvolver doenças cardio-metabólicas, como infarto, hipertensão, diabetes e outras.

Então se ligue!

Se você realmente quer emagrecer, saiba que o importante é perder medidas, pois essas representam uma real diminuição na gordura corporal e também aumento na saúde. A alimentação balanceada e o exercício físico vão garantir o seu sucesso.

Gostou? Deixe seus comentários aqui abaixo 🙂

Instagram: @ptgustavo
Facebook: Gustavo Mattos
Youtube: Canal do Gustavo Mattos

Faça parte da #FamiliaPT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *